Tecnologia Visando o Atendimento à Legistação
Tecnologia Visando o Atendimento à Legistação
Segundo a Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011 (Federal): " Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água."
Como visto no tópico Conhecimento em Boas Práticas e Otimização no Uso da Água, os produtores participantes do projeto foram capacitados para que pudessem melhorar a qualidade da água utilizada em suas propriedades, a fim de atender legislação de água para consumo humano.
A avaliação microbiológica mostrou que quase todos os produtores apresentaram boa qualidade da água após o tratamento. O único resultado divergente foi do produtor 6, que apresentou maior número de coliformes totais e fecais presentes na água após o tratamento.
Para essa água alcançar os requisitos necessários, foi preciso submetê-la a um tratamento mais específico. Foi instalado um clorador (Figura1) na propriedade 6 e o produtor recebeu toda a orientação necessária para fazer o controle da sua água.
(Figura 1)
Após uma semana foi feita novamente a avaliação microbiológica da água, a qual apresentou resultados dentro da legislação brasileira de água para consumo humano.
A seguir é possível acompanhar a filmagem da instalção do clorador no propriedade 6.